Novo Simplex tem 158 medidas para simplificar os serviços da Administração Pública

O programa volta a reunir as várias áreas governativas para desenvolver medidas que nos últimos anos têm criado pontes entre vários serviços e partilha de meios.

O Simplex 20-21, hoje anunciado, é a 11ª edição da iniciativa lançada em 2006 e aprofunda os princípios em áreas que vão da Segurança Social às Finanças.

Entre as 158 medidas que hoje são apresentadas está o alargamento da declaração na hora da Segurança Social ao abono de família, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego. O âmbito do IRS e do IVA automáticos será também alargado, mas há iniciativas das várias áreas governativas, que têm como destinatários os cidadãos e empresas mas também a melhoria de processos dentro da Administração Pública, e que serão implementadas ainda em 2020, mas também em 2021 e 2022.

A lista de medidas pode ser consultada online no site do Simplex, com  pesquisa por área de intervenção e destinatários.

10 serviços totalmente digitais numa lista de 158 medidas

Na lista dos novos serviços Simplex estão 10 serviços inteiramente digitais, onde se conta o o processo ‘Casa Pronta’ que o novo Simplex pretende desmaterializar completamente, com emissão final de certidão online do título ‘Casa Pronta’, permitindo “realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias à compra e venda ou outro tipo de transação relativa a prédios urbanos, mistos ou rústicos”, uma iniciativa prevista para o terceiro trimestre de 2021.

Outros serviços digitais apontados são a inscrição eletrónica em provas e exames,  que pode evoluir com módulos para a gestão do processo de classificação de provas; a submissão ‘online’ de reclamaçõesa simplificação do IVA e do IRS mais automáticos, e o acesso aos dados que a Administração Pública possui sobre os cidadãos em todos os seus registos, com Os Meus Dados.

Na área do turismo, o Simplex 20-21 prevê, no quarto trimestre do próximo ano, a disponibilização numa única plataforma dos vários serviços disponibilizados pelo Turismo de Portugal aos seus ‘stakeholders’, que estão ainda dispersos em várias aplicações.

Para 2022, pretende-se ainda o desenvolvimento de uma ferramenta ‘online’ de monitorização qualitativa das atividades de internacionalização das empresas portuguesas nos mercados de interesse, podendo cada empresa, através da sua página privada na plataforma My Aicep, receber informação em tempo real e alertas de ação.

Tecnologia para melhorar a Administração Pública “por dentro”

A secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, afirmou na sua intervenção que para simplificar os serviços há muitas mudanças que têm de ser feitas na própria Administração Pública. “Para criar simplicidade é necessário muito trabalho, trabalho muitas vezes invisível, mas crítico para gerar serviços com impacto real e com sustentabilidade”, explica.

Nesse sentido o Simplex tem também medidas internas de aposta na tecnologia para reforçar a capacidade de resposta. Entre os exemplos referidos, que reutilizam os dados entre diversos sistemas de informação está a interoperabilidade entre o portal Base.Gov e o programa Portugal 2020 que permitirá a transferência automática da informação relativa aos contratos públicos sinalizados pelos beneficiários em cada operação. “Esta medida irá beneficiar pelo menos 2.300 entidades públicas, que evitarão repetições  desnecessárias de fornecimento de dados”, afirma.

Na participação dos cidadãos a medida euEleitor pretende disponibilizar às mesas de voto constituídas no estrangeiro, através de redes seguras e em tempo real, a consulta eletrónica dos eleitores recenseados nessa secção de voto e o registo de votação nas eleições para a Presidência da República, Parlamento Europeu e Assembleia da República. “A implementação desta plataforma irá permitir responder com mais eficiência ao número de recenseados de nacionais residentes no estrangeiro, que aumentou de 300 mil para cerca de 1 milhão e meio, poupando-se assim uma tonelada e meia de papel por eleição”, detalha a secretária de Estado. No próximo ano, em 2021, será realizado um piloto que beneficiará da experiência realizada em Évora nas últimas Eleições Europeias.

A desmaterialização das comunicações entre os Tribunais e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária foi também elencada como um exemplo desta simplificação, estimando-se que cerca de 5 mil comunicações por ano relativas ao registo individual do condutor permitam agilizar a tramitação de processos judiciais.

Fonte: tek.sapo.pt