Como escrever um e-mail formal perfeito

Quer seja para uma empresa, para um cliente, para o seu chefe ou para um professor, é importante saber como escrever um e-mail formal corretamente. Dizemos-lhe como escrever um e-mail formal perfeito, para que não desperdice a oportunidade de impressionar e passar a mensagem (e a imagem) correta.

Escolher o assunto do e-mail

Comece pelo campo do assunto para não correr o risco de enviar um e-mail sem título. Coloque o assunto de forma direta:

  • se está a escrever um email formal para envio de currículo escreva: “Candidatura de X para o trabalho Y“;
  • se vai pedir uma carta de recomendação, então escolha: “Pedido de carta de recomendação”;
  • se quer informações sobre algo coloque: “Pedido de informações”;
  • se escrever um email formal de agradecimento pode dizer simplesmente: “Agradecimento” ou “Obrigado”.

Começar a escrever um email formal

Utilize palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.” no início do e-mail para se dirigir à pessoa. Se souber o nome da pessoa, deve incluí-lo.

Tradicionalmente refere-se o cargo do receptor, como por exemplo: “Dr(a)., Diretor(a) de…”, ou “Sr(a), responsável por…”.

Como começar um e-mail formal para uma empresa

Descubra a melhor forma de como começar um e-mail formal se está neste preciso momento a começar um email para uma empresa e não sabe como o fazer.

Como começar um e-mail formal com o pé direito

Antes de começar a escrever o seu e-mail formal deve pensar no seu destinatário. Analise quem vai receber o e-mail para que o tom da abertura da mensagem se adeque depois ao corpo do e-mail.

Palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.” no início do e-mail são essenciais para demonstrar respeito e cordialidade. Quando se sabe o nome do recetor da mensagem deve-se falar à pessoa diretamente, dizendo de seguida o seu nome. Quando não se sabe este nome, deve-se segmentar a comunicação em género, para se evitar escrever um e-mail genérico e impessoal onde constantemente se refere a uma pessoa sem género (com repetitivos “Exmo(a)” Sr(a)”).

No e-mail formal, a regra é dirigir-se à pessoa de acordo com o seu cargo, como por exemplo “Dr(a)., diretor(a) de…”, ou “Sr(a), responsável por…”.

Fuja depois a clichés como “venho por este meio” e comece em vez por uma saudação cordial ou com um texto mais criativo. Se necessário, apresente-se logo no início do texto. O essencial é contextualizar o e-mail rapidamente, para o destinatário não se perder no assunto do e-mail.

Como começar um e-mail formal em inglês

Para escrever um e-mail formal em inglês deve seguir as mesmas regras com os seus equivalentes na língua inglesa. Pode começar por dirigir-se ao destinatário com expressões como “Dear Mr./Ms.,” ou “To whom it may concern,” no caso de não saber o nome da pessoa que vai receber o e-mail.

“I am writing because…” e ““I am writing in reference to…” são duas formas de começar a escrever o email formal em inglês.

Escrever o corpo do e-mail

Seja conciso no texto do e-mail. O recetor tem tendência a não ler textos grandes, saltando informação que pode ser importante. Mencione apenas aquilo que é relevante.

Utilize uma fonte simples para o texto e coloque negritos e sublinhados só em caso de necessidade. Não escreva em Caps Lock, nem utilize sorrisos (emojis).

Não dispense o corretor ortográfico, para não deixar passar erros despercebidos. Só conseguirá ser levado a sério se a sua escrita for irrepreensível.

Como terminar um e-mail formal

Para terminar um e-mail formal deve agradecer a atenção dispensada e deixar uma saudação cordial, como por exemplo: “Melhores cumprimentos” e “Atentamente”. Se aplicável, pode referir até quando precisa de uma resposta.

Como se despedir num e-mail sem ser com “cumprimentos”

Para saber como se deve despedir num e-mail comece por pensar no destinatário do e-mail e na mensagem que está a ser transmitida.

Um e-mail que seja dirigido a clientes ou a um superior hierárquico, requer uma despedida profissional e formal. Já num e-mail para colegas de trabalho, amigos ou familiares, pode adotar um tom mais coloquial, dispensando as formalidades.

Como se despedir num e-mail formal

Existem várias formas de se despedir num e-mail formal para além da expressão “cumprimentos”. Alguns exemplos são:

  • Qualquer dúvida, estou à disposição
  • Coloco-me à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos
  • Aguardo a sua resposta
  • Não hesite em contactar-me
  • Atenciosamente
  • Atentamente
  • Cordialmente
  • Com os meus melhores cumprimentos
  • Saudações calorosas
  • Grato(a)
  • Obrigado(a)
  • Desde já deixo o meu obrigado
  • Antecipadamente grato(a)
  • Agradeço a atenção dispensada
  • Obrigado pela sua ajuda com esta questão
  • Com elevada estima
  • Com elevada consideração

Como se despedir num e-mail informal

Não faltam formas de se despedir num e-mail informal. Ao decidir como se despedir num e-mail informal, reflita sobre a relação que tem com quem vai receber o e-mail. Damos-lhe alguns exemplos:

  • Até à próxima
  • Até breve
  • Vemo-nos em breve
  • Fica bem
  • Resto de um bom dia
  • Vai dando notícias
  • Abraço
  • Beijinhos

Como se despedir num e-mail em inglês

Se está a escrever um e-mail na língua inglesa, pode despedir-se das seguintes formas neutras ou formais:

  • Best regards
  • Kind regards
  • Best wishes
  • Sincerely
  • Looking forward
  • All the best
  • I look forward to hearing from you
  • If you have any questions, let me know

Para um e-mail informal pode usar expressões como:

  • Cheers
  • Hugs
  • Have a nice day

Assinar o e-mail

Para fechar o e-mail formal não dispense a assinatura. Deve colocar o seu nome, título e contacto. Para saber como criar uma assinatura de e-mail profissional veja o artigo:

Como criar uma assinatura de e-mail profissional

Ter uma assinatura de e-mail profissional confere uma imagem mais distinta ao trabalhador ou candidato de emprego. Criar uma assinatura para o e-mail é uma das formas de melhorar a imagem profissional online.

Como o e-mail é um importante meio de comunicação no mercado de trabalho, ter uma assinatura de e-mail profissional é uma ferramenta de marketing a considerar.

O que apresentar?

A assinatura pessoal do e-mail deve conter alguns itens essenciais:

  • Nome – normalmente o primeiro e o último;
  • Título – cargo desempenhado ou principal responsabilidade;
  • Contacto – contacto telefónico principal e o email profissional;
  • Links – link para perfil do LinkedIn, link para portefólio online, link para site pessoal, link para rede social relevante, etc.;
  • Cumprimento – cumprimento automático de despedida no final do email, como por exemplo “melhores cumprimentos” ou “atentamente”.

Também pode adicionar à assinatura uma foto, o nome da empresa, um lema inspirador ou o slogan da empresa.

Criar assinatura diretamente no e-mail ou em sites

Alguns sistemas de e-mail permitem apenas inserir texto, enquanto outros permitem inserir códigos html com mais opções de formatação. Também é possível inserir uma assinatura digital, depois de digitalizar a sua assinatura e a carregar para o serviço de e-mail.

Outra opção é criar uma assinatura profissional em sites como o BrandMyMail ou o EmailSignatureRescue.

Conheça também extensões de e-mail para a organização do trabalho e veja como conquistar clientes por e-mail.

Pode interessar-lhe ainda como fazer uma assinatura digital em documentos Microsoft Word e pdf.

Últimas recomendações

Antes de enviar o e-mail formal, confirme estes aspetos:

  • Leia e releia o e-mail que escreveu antes de enviar.
  • Reveja se inseriu os anexos referidos no corpo do e-mail, bem como o título do e-mail.
  • Coloque o seu endereço de e-mail em bcc, para garantir que o envio ocorre.

4 Palavras a evitar mandar num e-mail

Quantos emails envia por dia para os seus superiores, clientes e para os seus colegas de trabalho? Tem algum cuidado quanto à linguagem usada?

Além de evitar cometer erros ortográficos nos emails também deve ter a preocupação de evitar usar algumas palavras menos inspiradoras. Tenha em atenção também o uso de maiúsculas (Caps Lock): é como se estivesse a gritar à outra pessoa.

1. Cena

A palavra “cena” é utilizada para tudo e mais alguma coisa. Deve evitar utilizar palavras corriqueiras nos seus contactos profissionais, emails incluídos. É a sua imagem (e da empresa) que está em jogo.

2. Coisa

Ainda mais usado que “cena” é a palavra “coisa” que serve para catalogar tudo sobre o qual não se encontra o nome devido (que até foi inventando por alguém com uma determinada razão). Não mostre a sua falta de imaginação com o uso da palavra “coisa”. Seja formal na sua escrita.

3. ASAP

Usar o termo “ASAP” num email é colocar pressão no recetor da mensagem eletrónica. O ideal é colocar um prazo para a tarefa/assunto do email e explicar a situação, em vez de adicionar simplesmente trabalho e preocupação a quem já os tem em abundância.

4. FYI

Pode parecer que está a ser simpático e prestável ao reencaminhar um email e ao dar a conhecer a alguém o desenrolar de uma situação, mas está na verdade a obrigar alguém (o recetor) a perder tempo, para enquadrar-se num determinado assunto. O recomendável é falar diretamente com essa pessoa sobre os desenvolvimentos.

Fonte: economias.pt